quarta-feira, 2 de julho de 2008

CRIANÇAS E ADOLESCENTES SÃO ALVOS DE ABUSO SEXUAL

Por Daniella Lopes, Kedma Araújo e Natashia Santana

O abuso sexual consiste em impor relações sexuais através de violência física e/ou psicológica; pode ocorrer ou não contato físico. A violência física acontece através de toques e da relação sexual em si. A psicológica ocorre através de gestos, palavras obscenas e ameaças. Normalmente crianças e adolescentes são alvos deste tipo de violência.
De acordo com ALLENDER (1999), 29% dos abusos ocorrem entre membros da família e 60% por alguém conhecido da vítima. Tais estatísticas não são exatas, pois muitos casos não são registrados devido o medo que a criança ou adolescente tem de expor o acontecimento, dificultando a investigação e conseqüente divulgação dos dados estatísticos.
A maioria dos casos ocorre dentro do meio familiar, envolvendo parentes e conhecidos. A criança vítima fica confusa ao desconhecer o que lhe está acontecendo, por isso não conta a ninguém o que se passa, pois não consegue discernir a situação em que se encontra. No caso do adolescente, é mais comum a denuncia, pois o mesmo é consciente do crime.
De acordo com AZEVEDO e GUERRA (2000) o agressor tem grande probabilidade de ter sido abusado sexualmente quando criança, ou ter sido vítima de maus tratos físicos e psicológicos e o álcool muitas vezes é o agravante.
O abuso sexual deixa marcas no desenvolvimento da criança ou adolescente causando predisposição a fobias, ansiedades e depressão, podendo também ocasionar transtorno de personalidade. Portanto, após o abuso, os responsáveis devem procurar ajuda especializada, caso contrário, em alguns casos, a vítima terá de conviver com alterações no comportamento como:Evitar todo e qualquer contato sexual ou interesse excessivo por sexo; insônia; pesadelos; depressão; isolamento do meio social; comportamento sedutor; sentir o corpo sujo; medo de ter algo errado com seu corpo; agressividade; tendência ao suicídio, dentre outras mudanças comportamentais.

Nenhum comentário: